Entender os motivos para investir no Agronegócio é um primeiro passo essencial para que você tenha a condição de analisar se ele é uma alternativa interessante ou não para a sua carteira de investimento.
Entretanto, é comum ver investidores pulando essa etapa e não aproveitando as grandes oportunidades que o setor oferece. Por essa razão, decidimos criar um conteúdo completo, apontando todos os motivos que tornam esse investimento uma boa opção para você, principalmente quando falamos em aumento de dólar e crises econômicas.
Vamos lá?
5 Motivos para Investir no Agronegócio
1 – O setor se beneficia com o uso do dólar:
O aumento do dólar no território brasileiro tende a preocupar muito os brasileiros, mas, se você investir no agronegócio, ela pode ser benéfica.
Esse é um dos setores que mais são impactados quando falamos da variação da principal moeda de negociação no mundo.
É bem verdade que a alta do dólar acaba gerando um custo extra na hora de comprar insumos, que em sua maioria, vem através da importação, mas, eles podem ser equilibrados na hora da venda.
Assim, essa pode ser uma ótima maneira de você conseguir se proteger da variação do dólar e diversificar os investimentos da sua cesta.
As commodities, por exemplo, são negociadas somente em dólar e, quando acontece a variação do preço da moeda, naturalmente, elas são vendidas mais caras. Como estamos falando de um alimento que é o mesmo em todo o mundo, quem tem o preço mais competitivo acaba saindo na frente dos concorrentes.
2 – Brasil é um dos maiores no setor:
Por se tratar de um país em desenvolvimento, o Brasil não tem tantos destaques quando se fala em exportação de mercadorias, mas, isso não se aplica ao agronegócio.
O setor é responsável por 60% das mercadorias que o Brasil exporta ao mundo, além de ter 25% do PIB do país.
Entre os alimentos que o país encabeça como um dos maiores fornecedores, são:
- Café;
- Açúcar;
- Suco de laranja.
Além disso, o Brasil é um dos maiores, quando o assunto são alimentos, como:
- Soja;
- Frango;
- Etanol;
- Milho;
- Carne Bovina;
- Porco, etc.
Por essa razão, o setor é considerado um dos principais contribuintes quando falamos da riqueza que o país consegue ter hoje.
3 – Setor que não para de crescer:
Uma pesquisa desenvolvida pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, apontou que a pecuária do Brasil deve se tornar protagonista nos próximos anos.
Além disso, dados apontados pelo Instituto apontam que o agronegócio acumulou entre janeiro e abril de 2022 um superávit de US$ 43,7 bilhões.
Assim, o setor teve uma alta de venda de 34,9%, se comparado ao mesmo período em 2021.
Isso acontece devido às condições climáticas do país que ajudou no aumento da produtividade das fazendas, levando o país a ganhar novos mercados no mundo todo. Diante das tensões internacionais que aconteceram principalmente entre China e Estados Unidos, o Brasil conseguiu se aproveitar e aumentar a participação na venda de produtos no mercado mundial.
4 – É um setor pouco afetado pelas crises econômicas:
Outro motivo que você pode levar em consideração ao considerar investir no agronegócio, é o fato dele não ser tão afetado pelas crises econômicas.
Isso acontece porque as pessoas, em tempos de crise, deixam de comprar diversos itens, seja roupa, sapato e até deixam de comer fora, mas, ninguém para de comer.
Assim, o setor continua vendendo os produtos, mesmo diante da crise, sejam elas locais ou internacionais.
Portanto, na maior parte do tempo, o cenário é sempre apontado como estável ou em expansão. O maior problema aqui está ligado a crises climáticas, já que as produções podem ser perdidas em casos de chuvas intensas.
5 – Agricultura 4.0:
Por fim, a agricultura, de uma forma geral, está cada dia mais ingressando na tecnologia, chamada de agricultura 4.0.
A tendência é que nos próximos anos, novos elementos de tecnologia ajudem o setor a aprimorar ainda mais o mercado de agronomia.
Entre os processos que estão sendo apontados como auxiliares são:
- Automação de máquinas;
- Geração de dados no setor mais preciso;
- Realizar o trabalho de comparação entre uma safra e outra;
- Decisões baseadas em informações ainda mais precisas;
Pesquisas voltadas ao campo e aumentando a produtividade.
Extra – É possível investir em várias áreas dentro do mesmo setor:
Um motivo extra que pode lhe convencer a começar a investir no agronegócio são as várias alternativas de colocar dinheiro neste setor.
Alguns dos conhecidos que temos hoje são:
– Insumos:
O setor de insumos é uma das alternativas para você começar a investir no agronegócio.
Neste caso, você estaria focando em empresas que produzem sementes e fertilizantes, por exemplo.
Um dos pontos positivos aqui é que o tempo de exposição no mercado, caso queira vender é bem menor, se comparado a negócios ligados ao plantio.
– Plantio:
O plantio de cada alimento varia. Na bolsa de valores, atualmente, existem apenas duas empresas que trabalham e estão ligadas a essa área dentro do setor.
Entretanto, essa é uma ótima alternativa de se investir em agronegócio, visto que é possível inserir dinheiro pensando em uma negociação de curto prazo.
As produções aqui são cíclicas e cabe ao investidor avaliar os momentos de compra e venda das ações da empresa, dando maior flexibilidade para vender os ativos.
– Cana, carnes e papeleiras:
Nesta área do setor agrônomo temos uma das quatro maiores empresas do setor, que é a JBS.
Apesar de depender diretamente do campo para gerar bons lucros aos seus acionistas, eles não participam diretamente da criação dos animais.
Agora que você tem acesso a todos os motivos para investir no agronegócio, avalia todas as oportunidades, além do seu perfil de investidor, para determinar se irá ou não incluí-las na sua carteira de investimento.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que possamos te ajudar.
Quer saber mais sobre Investimento no Agronegócio? Entre em contato com os especialistas da Global 360 Invest, basta clicar aqui.