7 Motivos para investir no setor de energia

Share

Mesmo que seja uma das áreas mais rentáveis, poucos investidores sabem os motivos para investir no setor de energia.

Isso acontece, principalmente, porque eles não sabem quais são as vantagens e inovações que o setor está focado.

Pensando nisso, neste post vamos apresentar para você, os principais motivos que levam pessoas inteligentes a optarem por colocar ativos do setor de energia em sua carteira. Vamos lá?

7 Motivos para investir no setor de energia

1 – Setor controlado por poucas empresas:

Uma das vantagens de se investir no setor de energia é que existem poucas empresas que estão operando no setor.

Mas, por que isso é vantajoso? Porque cada empresa oferece o serviço para uma grande quantidade de clientes.

Apesar disso, em razão do governo regular os valores, isso gera para o investidor um sistema de retorno mais confortável.

Assim, mesmo que essa seja uma renda variável, ela gera boa segurança.

Além disso, esse tipo de ação, tende a oferecer para as empresas uma rentabilidade garantida em contratos focados no longo prazo, que em média, duram 30 anos.

Outro item bem interessante é que as cláusulas das receitas das empresas são sempre corrigidas de acordo com a inflação. Portanto, o setor nunca vai render abaixo da inflação, o que lhe garante a, pelo menos, não perder dinheiro.

2 – Previsível:

Outro item, entre os motivos para investir no setor de energia, é a previsibilidade.

Diferente de outros setores focados em renda variável, aqui você consegue ter uma previsibilidade de quanto irá ganhar com o investimento. Isso acontece justamente pelo fato de o governo controlar os números, deixando claro, desde o início, o quanto a empresa poderá ganhar no decorrer dos anos.

3 – Setor em crescimento:

Se você ainda não notou, o setor de energia está em grande expansão, principalmente devido à energia renovável, mostrando um grande crescimento e atraindo novos investimentos.

A expansão acontece principalmente em setores da energia solar e eólica, devido ao avanço da tecnologia e a diminuição do imposto para a compra de equipamentos no exterior. A energia solar, por exemplo, já ocupa cerca de 11% das casas brasileiras e deve ganhar ainda mais espaço devido à economia gerada.

4 – Inovação:

Quando um setor busca inovações, é natural que os investimentos tendem a ser mais atrativos e é por isso que o setor de energia vem crescendo tanto.

Recentemente o setor abriu portas para a busca de novas maneiras de gerar energia, além de centros de pesquisa focados nisso, como Política de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Ambos oferecidos pela grande ANEEL, a ideia é que novas tecnologias surjam visando melhorar a qualidade do produto, assim como a sua eficiência.

Conforme o setor vai inovando e apresentando novas ferramentas, o risco do investimento tende a diminuir e o lucro aumenta, deixando o valor das ações mais interessantes. Outra inovação bem interessante e que deve chegar no Brasil em algum momento são os carros elétricos, que precisam, ao invés de combustível, energia, para continuar funcionando.

5 – Resistente a crises:

Mesmo em períodos de escassez de chuvas, o setor de energia continua sendo um dos melhores para investir, principalmente, em situações de crises mundiais.

Na própria IEE você consegue ver em detalhes esses dados, apresentando momentos de crescimento, mesmo quando o país passava por uma grande crise interna.

Além disso, a energia é um produto que está enquadrado entre as primeiras necessidades do mundo.

Quando falta a luz, as chances de problemas surgirem são grandes, assim como acontece escassez de outros produtos.

Outro ponto, que já falamos, é que a regulação da energia no Brasil é feita pelo governo, o que acaba gerando um ambiente mais estruturado do que se fosse regional. Tudo isso ajuda a garantir maior segurança para as empresas que decidem realizar investimentos altos para começar a empresa.

6 – Dividendos recorrentes:

O setor de energia é, em sua maioria, composto por empresas com muitos anos de mercado e maduras, sabendo lidar com adversidades.

Assim, muitos dos negócios que estão neste setor, tendem a pagar os dividendos sem qualquer interrupção.

Por essa razão as ações tendem a atrair mais pessoas, com perfis diferentes, inclusive do mais conversador que busca diversificar a carteira com ações.

Muitas das empresas do setor, quando iniciam realmente precisam fazer altos investimentos, afinal de contas, trata-se de criar uma usina de geração.

Entretanto, a manutenção desses ativos é bem mais simples, onde faz com que essas usinas tenham margens muito atrativas. Portanto, estamos falando de um segmento entre os mais rentáveis, onde a margem pode chegar a mais 90%.

7 – Foco no longo prazo:

Por fim, o último item entre os motivos para investir no setor de energia é o foco no longo prazo.

O setor de energia oferece para você contratos de longo prazo, o que dá maior segurança para aqueles que buscam a recorrência, como falamos anteriormente.

A média de contatos entre governo e empresa, o que gera os dividendos recorrentes, dura em média 30 anos.

Agora que você sabe quais são os motivos que fazem com que as pessoas invistam no setor de energia, está mais do que na hora de analisar se essa alternativa cabe na sua carteira de investimento. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre este tipo de investimento, clique aqui e fale com os especialistas da Global 360 Invest e conheça mais sobre o investimento.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *