Assinatura de Energia Solar: como deixar sua conta mais barata

Share

Todos os dias, brasileiros de toda parte do país se assustam e se desesperam com a conta de luz cada vez mais cara. Apesar de tentar abaixar o preço, economizar aqui e acolá, não parece surtir muito efeito. O que fazer para reverter essa situação?

A verdade é que há energias renováveis com o potencial de reduzir e muitos esses custos e, por sorte, o Brasil é rico dessas fontes para produção de energia solar. No entanto, o preço para instalar um sistema individual desse tipo de energia é consideravelmente alto, o que impede o acesso da maioria das pessoas.

Em busca de contornar esse obstáculo, muitas concessionárias passaram a fornecer uma espécie de assinatura de Energia Solar, que fornece o recurso seguindo um modelo similar ao de um canal de TV, por exemplo, mas será que isso realmente funciona? Vale mesmo a pena?

Assinatura de Energia Solar: entenda como tudo começou

Em uma entrevista para o site Tilt do portal UOL, um dos sócios da empresa Sun Mobi comentou sobre o assunto. Seu nome é Alexandre Bueno, ele atua no ramo atendendo mais de trezentos clientes em vinte e sete municípios do estado de São Paulo. Confira seu comentário sobre a assinatura a seguir:

“Fazenda solar gera energia para a distribuidora e essa energia é vendida na forma de créditos, que podem ser abatidos em qualquer conta de luz, desde que na mesma área de concessão da distribuidora.” Conseguiu compreender?

Agora confira o comentário de Guilherme Susteras, coordenador do grupo de trabalho de geração da Absolar, sobre o assunto:

“A geração compartilhada foi criada em 2015, quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) notou que a geração solar no Brasil não estava crescendo no ritmo que deveria, dado o potencial que tem. Um dos gargalos identificados à época era que 75% das unidades consumidoras não tinham capacidade técnica para receber sistemas de geração fotovoltaica. Estamos falando de gente que mora em apartamento, da estrutura dos telhados brasileiros e do fato de que boa parte das pessoas e dos pequenos negócios ocupam imóveis alugados.”

Netflix da conta de luz: assinatura Energia Solar

Tudo começou na Alemanha, posteriormente migrou para Estados Unidos e Europa. A novidade das “comunidades solares” possibilitaram a instalação de pequenas usinas, e assim compartilhando energia produzida ainda que fosse parcialmente distante do local original.

Algumas empresas brasileiras notaram as vantagens e trouxeram para o Brasil da modalidade de geração remota, uma possibilidade de obter energia solar por assinatura. Conhecida popularmente como Netflix da conta de luz, a assinatura de Energia Solar funciona da seguinte maneira, veja um exemplo: uma residência de consumo médio de energia mensal (200 kWh) assina através da Cemig, distribuidora de Minas Gerais, que por sua vez compra créditos de uma empresa de energia solar que também atue na área da Cemig.

A empresa que foi contratada para o serviço fornece a energia solar na rede, e assim o consumidor se livra da bandeira tarifária, reduzindo os custos de sua conta de luz. O valor é geralmente vantajoso em muitos casos, e pode ser um quebra-galho para você em 2023!

Assinatura Energia Solar: o mercado é promissor?

Sabemos que a Energia Solar ainda é recente no Brasil, uma vez que há poucos anos havia poucos projetos consistentes. No entanto, em 2022 podemos contemplar os claros avanços do mercado, o que aponta o fato de que esse esquema de assinatura de energia deve se tornar cada vez mais conhecido com o passar dos meses.

Nessa perspectiva, podemos notar que este é um mercado pequeno que está engatinhando e crescendo mais e mais. Confira: “A energia solar pode ser muito democrática no Brasil. Tem muita gente que ainda nem ouviu falar, que nem sabe que já poderia ter, mas que vai descobrir aos poucos. É questão de tempo.”

A verdade é que mais de 75% das pessoas interessadas em ter energia solar ainda não têm acesso por restrições físicas, e isso é apenas o número aproximado das que já conhecem. O mercado é amplo e evidentemente promissor nos próximos anos.

Como fazer assinatura de Energia Solar em 2023

Mas afinal, como fazer uma assinatura de energia solar para você mesmo e deixar sua conta de luz mais barata?

Tudo que você precisa fazer é encontrar uma empresa que possa oferecer esse tipo de serviço na sua área de residência. Por esse motivo, não temos uma resposta específica em relação à empresa que deve contatar, apenas a sugestão de que você confira nas suas proximidades.

Algumas empresas como Esfera Energia, Órgio Energia e Axs Energia oferecem esse tipo de serviço, além de contar com descontos de 10% a 20% na sua conta de luz. Não deixe de pesquisar sobre o assunto e escolher a melhor alternativa para seu caso.

Você achou este conteúdo útil? Confira nossos outros posts e se mantenha atualizado acerca das melhores tendências do mercado financeiro para 2023!

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *